CONTATO

E-MAIL PARA CONTATO:
oucaapalavradosenhor@oucaapalavradosenhor.com

terça-feira, 15 de maio de 2012

Qual o verdadeiro nome do sogro de Moisés, Reuel ou Jetro?

Jetro ou Reuel?
Nas Escrituras lemos em Êxodo 2:18 que o nome do sogro de Moisés é Reuel, porém, pouco adiante, em Êxodo 3:1 lemos que Moisés se apresenta ao seu sogro que nesta passagem é chamado de Jetro. Haveria, porventura, alguma contradição entre essas duas passagens bíblicas?

Lendo as passagens, podemos entender de que se trata da mesma pessoa. O Dicionário da Bíblia de Davis, nos informa que Reuel o real nome do sogro de Moisés, significa "amigo de Deus"; já Jetro seria um nome de um título de honra a ele pertencente, pois significa "superior", designação própria para homens de classe sacerdotal naquela época. O nome de Reuel, como sogro de Moisés só aparece na passagem citada, já o nome Jetro, no mesmo sentido, aparece cerca de nove vezes na Bíblia.

Esta situação também não é difícil de entender fora do contexto Bíblico, pois há referência ao nome do sogro de Moisés no livro "A História dos Hebreus" de Flávio Josefo, onde este faz o seguinte comentário: "Um sacerdote chamado Reuel, ou Jetro, muito estimado entre os seus...Reuel louvou a gratidão das filhas e mandou chamar Moisés...lhe deu Zípora uma de suas filhas em casamento...". Josefo ainda faz menção a uma recompensa que os descendentes de Jetro, midianita, sogro de Moisés teria recebido após deixarem o seu país para seguir o povo de Deus e participar das tribulações que os israelitas haviam passado no deserto.

Também não há dificuldade nenhuma em entender este texto, levando em consideração que o sogro de Moisés era chamado tanto por um nome como por outro, ficando claro que não há contradição bíblica. Ainda no livro de Juízes 4:11, ele recebe o que seria um terceiro nome, Hobabe -"Querido"-, fazendo jus ao que menciona o historiador Flávio Josefo: homem "muito estimado entre os seus".

Fontes:
A Bíblia Responde. Rio de Janeiro: CPAD, 1983
JOSEFO, Flávio. História dos Hebreus: De Abraão à queda de Jerusalém. Rio de Janeiro: CPAD. 8ª Ed., 2004.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente à vontade. Opine, concorde, discorde (é um direito seu), apenas seja coerente com a postagem. Evite comentar anonimamente, caso contrário, poderemos optar por não publicar seu comentário. Se tiver um Blog, deixe o seu endereço para retribuirmos. Os comentários podem não refletir nossa opinião, pois os mesmos são de responsabilidade dos leitores do Blog. Obrigado por deixar o seu comentário.

Volte sempre

Romanos 14:9

SIGA-NOS NO TWITTER

O nosso endereço no Twitter é:
oucaapalavrads
Será um prazer ter vc conosco.

OUÇA A PALAVRA DO SENHOR.

Pesquisar este blog

Carregando...

Esta foi a sua vida

SEJA BEM VINDO AO OUÇA A PALAVRA DO SENHOR

ESPERAMOS PODER CONTRIBUIR PARA O CRESCIMENTO DE SUA FÉ.