CONTATO

E-MAIL PARA CONTATO:
oucaapalavradosenhor@oucaapalavradosenhor.com

sábado, 22 de setembro de 2012

Quantas promessas existem na Bíblia?

"Qual seria o número total de promessas na Bíblia Sagrada?"

"No Velho e no Novo Testamento há cerca
de 8.810 promessas"
Torna-se muito difícil dizer com precisão o número de promessas contidas em toda a Bíblia, visto que as opiniões acerca do assunto divergem muitíssimo. Todavia, por fonte abalaizada de pesquisas, podemos afirmar que, no Velho e Novo Testamento há cerca de 8.810 promessas. Um número aparentemente irrisório, comparado aos 1.189 capítulos e 31.173 versículos existentes nas Escrituras Sagradas. Mas esta é a fonte mais acurada que temos até o  momento. Ademais, continuando a analisar o âmbito do assunto, descobrimos que existem oito tipos de promessas em toda a Bíblia. Deus fez ao homem 7.487 promessas, cerca de 85% de todas. Em quase 1.000 exemplos anotados (991) uma pessoa faz promessa a outra pessoa. Isto dá cerca de 11% das promessas da Bíblia. Por exemplo, a promessa dos caldeus ao rei Nabucodonosor: "Diga o rei o sonho a seus servos, e lhe daremos a interpretação", Dn 2:7.

Há ainda 290 promessas feitas pelo homem a Deus. A maior parte 235 delas encontra-se nos Salmos. Exemplo: "Abre, Senhor, os meus lábios, e a minha boca manifestará os teus louvores", SI 51:15. Vinte e oito promessas foram feitas pelos anjos, estando 23 delas no Evangelhode Lucas. Como exemplo, citamos a promessa feita pelo anjo às mulheres junto ao túmulo de Jesus: "Ide depressa e dizei aos discípulos que Ele ressurgiu dos mortos, e vai adiante de vós para a Galiléia; ali o vereis. É como vos digo", Mt 28:7. Existem ainda duas promessas de Satanás. E esta é uma delas: "Tudo isto tedarei se, prostrado, me adorares", Mt 4:9. Um espírito maligno fez duas promessas: "Então saiu um espírito e se apresentou diante do Senhor, e disse: Eu o enganarei. Perguntou-lhe o Senhor: Com quê?Respondeu ele: Sairei, e serei um espírito mentiroso na boca de todos os seus profetas", 2 Cr 18:20-21.

"Muitos versículos tem mais
de uma promessa"
Dos 66 livros da Bíblia, só a Epístola de Paulo a Tito não tem promessas. Dezessete outros livros contêm menos de dez promessas em cada um. Mesmo um livro importante como Efésios só tem 6 promessas. O Novo Testamento tem 1.104 promessas; o Velho Testamento, 7.706. Isto significa que sete em cada oito promessas são encontradas no Antigo Testamento. Ademais, Isaías, Jeremias e Ezequiel têm mais de 1.000 promessas cada um, ou 3.086 nos três, e, ou, mais de 1/3 (35%) das promessas da Bíblia. A maioria delas é de natureza profética. Exemplo: "Eis que a virgem conceberá, e dará à luz um filho, e lhe chamará Emanuel", Is 7:14. Muitos versículos tem mais de uma promessa. Este aqui tem quatro: Os que esperam no Senhor 1) renovarão as suas forças; 2) sobem com asas como águias; 3)correm e não se cansam; 4) caminham e não se fatigam: Is 40:31. Este outro tem cinco promessas: "Levantai os vossos olhos para os céus, e olhai para a terra em baixo, porque 1) os céus desaparecerão como fumo; 2) e a terra envelhecerá como um vestido; 3) e os seus moradores morrerão como mosquitos; 4) mas a minha salvação durará para sempre; 5) e a minha justiça não será anulada, Is 51:6. 

O capítulo com maior número de promessas é Deuteronômio 28. As 133 promessas ali contidas referem-se às bênçãos e maldições que Deus prometeu aos israelitas em Canaã, dependendo da obediência ou desobediência às suas ordens. Outro capítulo semelhante é Levítico 26, que contém 94 promessas, 3/4 de todas as promesas do livro. No que diz respeito a promessas, o Salmo 37 é o mais importante capítulo da Bíblia. Praticamente cada versículo é uma preciosa promessa. A Bíblia é um livro de infalíveis promessas. Finalmente, fazemos nossas as palavras do sábio Salomão, rei de Israel, dizendo:"... nem uma só palavra falhou de todas as suas boas promessas, feitas por intermédio de Moisés, seu servo", 1 Rs 8.56.

Fonte:
A Bíblia Responde. 2ª Ed. Rio de Janeiro: CPAD, 1983
Fotos: GoogleImages/GettyImages

10 comentários:

  1. vcs enriqueceram meus conhecimentos, só tenho a agradecer, por me dá uma noção mais ampla sobre as promessas contidas na biblia! abraços

    ResponderExcluir
  2. meu nome jaime . Sou de africa Moçambique. Agradeço pois foi uma bençao ler sobre o tema.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Abraços, Jaime. Deus abençoe e muito obrigado por estar conosco!

      Excluir
  3. Que bom ter pessoas curiosos com a palavra de DEUS, muito obrigada DEUS abençoe sempre.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nós é que agradecemos por ser um de nossos leitores, os quais desejamos que o Senhor abençoe a ponto de edificar a sua vida com os ensinamentos da Palavra de Deus. Grande abraço.

      Excluir
  4. Muito mas muito bom mesmo está mensagem da até pra administra um estudo, que Deus continuem abençoando vcs com estes conhecimentos que nnos edifica e muito obrigado, abracos

    ResponderExcluir
  5. Muito mas muito bom mesmo está mensagem da até pra administra um estudo, que Deus continuem abençoando vcs com estes conhecimentos que nnos edifica e muito obrigado, abracos

    ResponderExcluir
  6. Muito bom está mensagem, obrigado pelo conhecimento aqui adquirido me avhudou e muito abraço

    ResponderExcluir
  7. Obrigado por este site existir. fiz uma pesquisa rápida, foi de grande ajuda. vou colocar o link do site no meu blog.

    se alguém quiser conhecer um pouco do meu trabalho vou deixar os link do meu canal e dos blogs.

    canal you tube
    https://www.youtube.com/channel/UC5vS3N_NnxG4VgvMe3px_Sw

    blogs
    theio de oliveira
    http://theio-deoliveira.blogspot.com.br/

    canal T
    http://tcanalt.blogspot.com.br/

    conto do vigário
    http://contodo-vigario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Comente à vontade. Opine, concorde, discorde (é um direito seu), apenas seja coerente com a postagem. Evite comentar anonimamente, caso contrário, poderemos optar por não publicar seu comentário. Se tiver um Blog, deixe o seu endereço para retribuirmos. Os comentários podem não refletir nossa opinião, pois os mesmos são de responsabilidade dos leitores do Blog. Obrigado por deixar o seu comentário.

Volte sempre

Romanos 14:9

SIGA-NOS NO TWITTER

O nosso endereço no Twitter é:
oucaapalavrads
Será um prazer ter vc conosco.

OUÇA A PALAVRA DO SENHOR.

Pesquisar este blog

Carregando...

Esta foi a sua vida

SEJA BEM VINDO AO OUÇA A PALAVRA DO SENHOR

ESPERAMOS PODER CONTRIBUIR PARA O CRESCIMENTO DE SUA FÉ.